Agende sua consulta
Contato por WhatsApp

Informações:

(47) 3633 4043

Vilões da saúde ocular, saiba como evitar.

CBO e Centro da Visão

Vilões da saúde ocular, saiba como evitar.

Todo mundo sabe que cuidar da saúde ocular é importante, porém este cuidado vai muito além do contato direto com os olhos. Alguns hábitos tão comuns podem se tornar vilões. Fuja deles!

Mesmo com todas as campanhas e ações em prol da saúde dos olhos, ainda existem pessoas que acreditam que a única forma de prejudicar a visão é por meio do contato direto com os olhos.

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier com 814, mostra que pessoas entre 25 e 65 anos, afirmam não darem a devida importância para a prevenção, embora, 77% confirmam que “a visão é de fato um sentido muito importante”.

São dados preocupantes, por isso, para reforçar os cuidados que devemos ter, apresentamos os principais fatores que influenciam negativamente na saúde dos olhos:


 

Consulta regular com o oftalmologista

O ideal é realizar exames de vista pelo menos uma vez ao ano, porém, quase ninguém faz. O oftalmologista, na maioria dos caso, só é procurado quando o incômodo se torna prejudicial ou quando os pacientes são diagnosticados com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou outras patologias.

O que poucos sabem é que muitas doenças aparecem de forma silenciosa, gerando incômodo apenas quando o quadro está agravado.



 

Exposição ao sol 

Os raios UV são tão prejudiciais para os olhos quanto são para a pele. 

Pesquisas e estudos comprovam que longos períodos de exposição ao sol sem proteção pode afetar diretamente o cristalino e as células da retina, provocando danos aos olhos e aumentando as chances de se contrair catarata, degeneração macular relacionada à idade ou pterígio.

 

Atenção! Usar óculos sem filtros UV pode causar danos maiores do que os sofridos pela falta do uso dos mesmos. 

Este dano ocorre porque durante o uso de lentes escuras as pupilas dilatam, aumentando a entrada de radiação nos olhos.


 

Estresse 

As implicações do mundo moderno também desencadeiam problemas oculares, dores de cabeça, ardência, falta de foco, cansaço, visão turva. Essas estão entre as principais queixas de quem sofre com a fadiga visual decorrente do estresse.

 

Horas em frente às telas (tanto de celular, quanto computador) e o uso de grau desatualizado, estão entre os principais fatores de risco.

 

Sono 

Com a correria do dia a dia e o excesso de trabalho, o sono tem ficado em último plano. A maioria das pessoas não dorme o mínimo tempo exigido pelo organismo: 6 horas por noite, quem dera 8 horas, que é o ideal.

 

Alterações vasculares na retina são as principais consequências da falta do sono, podendo até causar danos definitivos. A imunidade também fica comprometida, tornando o organismo mais propício a desenvolver problemas oculares, como conjuntivite, por exemplo.

 

Lembre-se, muito mais que o contato direto com os olhos, visitas ao oftalmologista, proteção solar com óculos UV, redução da carga de trabalhos e mais horas de sono podem evitar uma série de problemas futuros.

 

O Centro Especializado da Visão de São Bento do Sul conta com profissionais experientes e modernos equipamentos para garantir o diagnóstico preciso e o melhor tratamento. 

 

  Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC

Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921

 Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.

 


Mais postagens

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possível reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.