Agende sua consulta
Contato por WhatsApp

Informações:

(47) 3633 4043

Os cuidados com os olhos no verão

Centro Especializado da Visão

Os cuidados com os olhos no verão

Estamos no verão, redobre os cuidados com os seus olhos

Verão, a estação mais celebrada.  Período em que praias, clubes, rios, cachoeiras ficam lotados. Neste período grande parte das pessoas já sabem da importância do uso do protetor solar, mas a grande maioria esquece do cuidado com os olhos, que poderia evitar vários problemas típicos deste período do ano.

 

Nesta estação do ano, aumentam muito a incidência de alergias e irritações oculares. Entre as causas podemos citar: o excesso de cloro nas piscinas, reações alérgicas a protetores solares e o excesso de exposição ao sol.

 

Como o sol pode afeta seus olhos?

 

Os raios solares são da categoria ultravioleta, uma radiação eletromagnética prejudicial ao ser humano. Estes raios são divididos em UVA e UVB e estão presentes o ano todo, não somente no verão, desta forma devemos proteger nossos olhos em todas as estações.

 

Os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento da pele, alergias e por penetrarem profundamente na pele, predispõem o organismo ao surgimento do câncer de pele. Já a radiação UVB é absorvida parcialmente pela atmosfera da terra e a parte que chega até nós é a responsável pelos danos à saúde da pele e olhos.

 

Quais os riscos?

Quando os olhos não são protegidos dos agentes nocivos como sol, cloro, protetor solar, algumas doenças oculares estarão mais predispostas, como:

  • Pterígio: crescimento de um tecido na parte branca dos olhos em direção à córnea. A principal causa é a exposição ao sol sem proteção.
  • Catarata: sem proteção com exagero de exposição solar, a pessoa pode desenvolver precocemente a catarata. Esta doença torna a visão embaçada causando a perda progressiva da visão.
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): a mácula, região central da retina, pode apresentar lesões irreversíveis originadas pela exposição aos raios ultravioletas. Pode levar à cegueira total.

Outros riscos são as doenças infecciosas:

  • Conjuntivite: infecção causada por bactérias, vírus ou processos alérgicos. O calor, suor e tempo seco favorecem o desenvolvimento. A mais agressiva é a viral e também altamente contagiosa.
  • Ceratite: inflamação da córnea. Pode ser causada tanto pela exposição excessiva à luz solar, quanto por água contaminada. Os principais sintomas são: visão borrada, sensibilidade à luz, sangue nas vistas, lacrimejamento e dor. Muito cuidado com o uso de lentes de contato em piscinas, pois em contato com a água, pode ocorrer a proliferação da ameba acanthamoeba, que leva ao desenvolvimento de quadros de ceratite. Desta forma, nunca nade com lentes de contato ou abra os olhos na água sem estar protegido por óculos especiais de natação.

 

A prevenção é o melhor remédio:

  • Adquira óculos de sol de qualidade com lentes protetoras para prevenir os danos causados pelos raios solares aos seus olhos. Compre seus óculos em comércios de procedência. Lentes protetoras podem custar mais caro, mas qual o valor da sua visão?
  • Utilize bonés ou chapéus com óculos de sol, pois diminuirá muito a incidência dos raios solares.
  • Após o uso do protetor solar, lave bem as mãos para não coçar os olhos, pois pode gerar uma irritação alérgica.
  • Embaixo d’água para abrir os olhos você deve estar com óculos de natação.
  • Antes de nadar sempre remova suas lentes de contato.
  • Após banho de mar ou piscina, lave os olhos com água doce e limpa, carregue uma garrafinha com você.

 


Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC

Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921


Mais postagens

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possível reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.