Informações:
CBO
Quando o assunto é saúde ocular, o principal cuidado é na escolha do profissional. Esse deve ser qualificado, ter estrutura adequada e se possível, optar por alguém com experiência na área. Apenas o oftalmologista conhece a fundo toda estrutura ocular, assim como suas predisposições e funcionamento.
No mês em que celebramos o Dia do Oftalmologista, enfatizamos a importância do especialista para a sua saúde ocular. É o único profissional realmente capacitado para todos os procedimentos relacionados à visão, desde exames de rotina e diagnóstico preciso até o tratamento de doenças e cirurgias. Entretanto, um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista (dados da pesquisa Ibope feita pela Sociedade Brasileira de Glaucoma).
Mas afinal, o que define um médico oftalmologista?
Primeiramente o fato de ser responsável unicamente pela visão, desde os primeiros exames até os tratamentos de doenças oculares e cirurgias. Muitos destes profissionais também estão envolvidos na investigação científica sobre as causas e curas para doenças e distúrbios da visão.
O título oficial de “especialista” só é atribuído depois de passar na Prova Nacional de Oftalmologia, aplicada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, em parceria com a Associação Médica Brasileira. Porém a formação do oftalmologista é longa, são necessários três anos de especialização (O CBO disponibiliza 95 cursos credenciados), ou residência médica na área para que o médico receba de fato o título de oftalmologista.
Também existem oftalmologistas especializados em uma área específica de cuidado médico ou cirúrgico do olho, geralmente quem escolhe esse caminho completa um ou dois anos de treinamento adicional mais aprofundado, podendo escolher áreas como retina, córnea, pediatria, neurologia, erros de refração, cirurgia plástica, entre outras opções.
Para que você conheça ainda mais sobre o oftalmologista, selecionamos algumas questões importantes respondidas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, e que ainda geram dúvidas nos pacientes.
Qual a diferença entre oftalmologista e óptico?
Por formação, o oftalmologista é o médico especialista na saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar doenças da visão e anexos, realizar cirurgias, além de identificar erros de refração. O oftalmologista é um especialista da medicina com atuação em subespecialidades que tratam de doenças, plástica ocular, oftalmopediatria, cirurgia refrativa, catarata etc.
A formação de um óptico permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do oftalmologista, produzir lentes, realizar montagem e manutenção dos óculos. Além de orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada. O óptico não pode prescrever receitas médicas.
Porque recomenda-se um exame de vista criterioso?
A visão é um bem precioso e requer cuidados específicos! O check up ocular é uma providência importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Mas a escolha do profissional adequado é determinante para uma avaliação segura. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, e para isso o trabalho do oftalmologista é o mais preciso!
Adquirir óculos sem uma consulta médica pode ser prejudicial à visão, além privá-lo da oportunidade de verificar algum outro problema, como por exemplo o glaucoma, que compromete seriamente a visão.
Jamais use óculos de grau sem prescrição médica e não use óculos de sol “piratas”! A supervisão do oftalmologista é fundamental para orientar os usuários de lentes de contato, bem como o manuseio e cuidados com a limpeza. O exame de vista de rotina, embora pareça simples, também deve ser realizado por um médico oftalmologista. Isso porque uma consulta com especialista, além de determinar o grau dos óculos, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica como causa dos sintomas visuais. As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: catarata, hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, glaucoma, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, AIDS, toxoplasmose e hipertensão arterial.
Porque à saúde ocular merece cuidados especiais?
O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido por mais de 3.800 doenças! Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar! O oftalmologista é um médico com competências para cuidar deste órgão, por conhecê-lo com muita propriedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS), relaciona doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia ou “vista cansada” na sua Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. E só podem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista.
Sempre tenha em mente que assim como existem obstetras para gestantes, fonoaudiólogos para os ouvidos, odontologistas para cuidar dos dentes, existe o médico oftalmologista, um profissional preparado para avaliar a saúde ocular e que para conquistar este título precisou passar por uma formação específica, já citada no começo deste artigo. Afinal, viver bem é viver melhor.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
A campanha June Violet ou Junho Violeta, iniciada em 2018, tem como objetivo orientar a população sobre a doença Ceratocone, seus avanços, diagnóstico e a importância do acompanhamento e tratamento correto.
Este mês comemoramos o Dia do Oftalmologista, profissional responsável e capacitado para examinar, diagnosticar e tratar doenças da visão. Em nossa matéria de hoje vamos apresentar mais sobre a formação e importância desse profissional indispensável para