Informações:
CBO e Centro da Visão
O Dia Nacional do Deficiente Visual, ou Dia do Cego, foi criado no ano de 1961, com o objetivo de reduzir a discriminação e aumentar a integração nos portadores de deficiência visual, que pode ser definida pela perda parcial ou total da visão. Sendo de causa congênita ou adquirida por outras doenças da visão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, “90% das crianças com deficiência visual vivem em países em desenvolvimento ou muito pobres. Por trás dessa estatística há muita carência de atendimento e, consequentemente, a falta de um tratamento da saúde ocular adequado. Cuidados simples que começam no pré-natal e passam pelo diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos após o nascimento poderiam reduzir esse número. O mesmo órgão também aferiu que a cada ano, quase 500 mil crianças ficam cegas e cerca de 80% das causas de cegueira na infância são preveníveis ou tratáveis. No total de gastos com a cegueira, 30% são usados nos cuidados com as crianças.
No Brasil existem aproximadamente 30 mil crianças com cegueira total e 140 mil com problemas de visão avançados. Relacionamos as principais causas:
Retinopatia da prematuridade: uma alteração no crescimento da retina;
Toxoplasmose: modificação na transparência do vítreo devido à inflamação;
Glaucoma congênito: causa mudança na transparência da córnea;
Catarata: altera a transparência do cristalino;
Atrofia óptica: responsável pela perda das fibras do nervo óptico.
Dados do IBGE 2010 apuraram que mais de 500 mil pessoas são cegas e 6 milhões de pessoas possuem baixa visão. Na população adulta as principais causas de cegueira são: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, retinopatia diabética, atrofia do nervo óptico e retinose pigmentar.
Diante desses dados, fica um alerta para a importância do exame oftalmológico regular, que além de necessário, ajuda a evitar o avanço do quadro e facilita o sucesso do tratamento.
Segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com ações preventivas e tratamento precoce. Uma avaliação oftalmológica adequada ajuda na identificação de problemas visuais, o que possibilita o diagnóstico e a correta indicação do tratamento para garantia da saúde ocular.
Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito da prevenção, buscam orientação somente quando a visão está bem debilitada. Porém, as doenças dos olhos podem se manifestar em longo prazo, por isso é essencial um controle periódico ou mesmo acompanhamento frequente em alguns casos. Pacientes com hipertensão arterial, reumatismo ou diabetes têm tendência a desenvolver deficiências visuais. Cerca de 2,6% dos casos de cegueira no mundo podem ser atribuídos ao diabetes tipo 2.
Cuide da sua saúde e preserve sua qualidade de vida.Comece 2020 com o pé direito, procure um médico para um check-up.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.