Informações:
CBO
Esta doença é a principal patologia ocular que afeta a população idosa e em nosso país é a segunda causa de baixa visual, ficando atrás apenas da catarata.
É classificada em dois tipos: a forma seca e a exsudativa. Embora apenas 10% de todos os casos sejam decorrentes da forma exsudativa, esta é a forma mais severa da doença com baixa visual significativa.
É a mudança na retina associada ao envelhecimento (geralmente acima de 60 anos). Estas alterações afetam a mácula do olho, parte da retina responsável pela nitidez da visão central causando a deterioração da visão central.
Tabagismo (o cigarro causa esse envelhecimento e predispõe à degeneração)
Idade (pessoas à partir de 60 anos tendem a desenvolver a doença)
Exposição excessiva ao sol (principalmente na terceira idade)
Hereditariedade (histórico na família)
Pele clara e olhos azuis ou verdes
Dieta rica em gorduras
Uma curiosidade é de que a DMRI predomina mais entre os caucasianos, desta forma, no Brasil é mais comum na Região Sul, onde existe maior presença de pessoas de pele clara e de origem europeia.
Acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.
O tratamento ocorre por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras ajuda na prevenção. E como já pontuado acima, o tabagismo aumenta a incidência da Degeneração Macular², portanto deve ser evitado.
Porém a melhor forma de evitar é prevenindo, os médicos recomendam evitar vícios, ter uma alimentação saudável e, principalmente manter uma periodicidade nas visitas ao oftalmologista. Assim como abordamos recentemente no blog, consultar o oftalmologista podem prevenir problemas oculares, entre eles a DMRI.
Fontes: centro da visão e cbo
O Centro Especializado da Visão de São Bento do Sul conta com profissionais experientes e modernos equipamentos para lhe garantir o diagnóstico preciso e o melhor tratamento. Agende sua consulta, não deixe para depois.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 29
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.