Informações:
Centro Especializado da Visão
Dentre os cinco sentidos, a visão é considerada o sentido de maior importância para a maioria dos seres vivos.
O olho é um órgão com alto grau de desenvolvimento, fundamental para que possamos identificar tudo o que se encontra ao nosso redor.
O sistema ocular do ser humano, é composto por células que contém uma grande quantidade de metabolismo, possuindo como partes principais a córnea, o cristalino, a íris e a retina.
A primeira função dos olhos é focalizar a luz. Podemos dizer que o seu funcionamento se assemelha a uma câmera fotográfica ou filmadora, onde os raios de luz penetram através da córnea, parte do olho que possui um grande poder de focalização.
Já a íris, regula a quantidade de luz que entra pelos olhos para logo após, seguir pelo cristalino, o qual faz o ajuste de focalização sobre a retina.
A retina transforma a luz em impulsos elétricos que, então são levados até o cérebro pelo nervo óptico, ou seja, é através da retina que as imagens são captadas, semelhante ao filme de uma câmera fotográfica.
Mesmo com a comparação feita entre uma câmera fotográfica ou filmadora com o globo ocular, os equipamentos mesmo depois de passarem por uma grande evolução, não chegam nem perto do globo ocular. A visão é considerada 600 vezes mais sensível que a câmera mais moderna que pode ser encontrada no mercado.
Nos olhos, podem ser localizadas milhões de células fotossensíveis. Na parte central da retina, encontra-se a mácula, célula composta por cerca de 125 milhões de células fotorreceptoras, as quais transformam estímulos luminosos em imagens.
Podemos encontrar ainda no globo ocular, os bastonetes que são responsáveis pela captação de imagens mesmo que com pouca luz, e os cones, os quais nos permitem enxergar as cores e objetos de uma forma mais detalhada.
No entanto, todo o nosso sistema ocular, necessita de boas condições de funcionamento e de uma atenção cotidiana.
Podemos destacar situações que acabam deixando os olhos expostos a fatores prejudiciais à saúde ocular. Dentre elas, destacam-se: o uso excessivo de tablets, smartphones, televisões e computadores.
Mas não acaba por ai, pessoas que estão em contato com o ar condicionado e lugares poluentes, podem apresentar ardência, vermelhidão e irritação nos olhos.
Principais fatores que causam a síndrome do olho seco, provocada pela alteração na composição ou produção das lágrimas, que acabam prejudicando a lubrificação da área e causando a evaporação da lágrima de forma mais rápida que o normal. Podendo então, levar a ulceração das córneas e a perda da visão.
No Brasil, 1,2 milhão de pessoas são consideradas deficientes visuais, onde enquadram-se pessoas cegas ou com a visão reduzida, desta parcela, 80% dos casos poderiam ser tratados e/ou evitados.
Outro fator preocupante que prevalece no país, é o aumento de casos com pessoas diabéticas. Doença que tem como uma das consequências o desenvolvimento da retinopatia diabética (RD), esta que pode levar a cegueira caso haja evolução.
Segundo pesquisas, 65% dos brasileiros possuem alguma dificuldade de enxergar e nem a metade faz acompanhamento com um oftalmologista.
Os dados são realmente preocupantes, porém a maioria dos quadros podem ser revertidos ou tratados antes de levar a cegueira.
Visite seu oftalmologista regularmente, o mesmo pode prevenir o avanço de doenças graves, ou evitá-las através do diagnóstico precoce.
O acompanhamento com o profissional é importante durante toda a vida, mesmo que em algumas faixas etárias deva ser feito com mais frequência e alguns cuidados mais específicos sejam necessários.
Hoje em dia, existe uma grande variedade de procedimentos capazes de solucionar desde os casos mais simples aos mais graves.
O Centro Especializado da Visão de São Bento do Sul conta com profissionais experientes e modernos equipamentos para lhe garantir o diagnóstico preciso e o melhor tratamento. Agende sua consulta, não deixe para depois.
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
Dr. Luciano Halal Haddad
Diretor Técnico - CRM-SC 7731 / RQE 2921
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.