Agende sua consulta
Contato por WhatsApp

Informações:

(47) 3633 4043

Cuidados oculares ao longo da vida

CBO

Cuidados oculares ao longo da vida

Você sabe quais são os cuidados necessários para cada fase da vida de acordo com a idade? Então confira na matéria e previna-se.

A prevenção e os cuidados com a visão devem começar desde cedo, à maioria das pessoas acha que por não ser nenhum sintoma recorrente não precisam ir ao oftalmologista. Entretanto, existem alguns cuidados oculares que devem ocorrer em cada fase da vida. Confira:

 

Até 10 anos

É muito comum logo na infância as crianças demonstrarem interesse por tecnologia, a facilidade com que elas aprendem a manipular os celulares, tablets e computadores é rápida e surpreendente para alguns pais. Então é fundamental estar atento ao tempo de uso dessas tecnologias, que cada vez passa a ser maior e menos supervisionado por um adulto.

 

Longos períodos de exposição com estes eletrônicos podem gerar alguns sintomas nos olhos, como: vermelhidão, irritação, coceira, cansaço, olhos ressecados e até à vontade de piscar mais para se livrar do incômodo. Veja alguns cuidados para evitar estes sintomas:

 

  • Fazer pausas de 1 a 5 minutos a cada hora em frente ao equipamento

  • Afastar o foco de luz dos olhos

  • Manter o brilho da tela reduzido (baixo)

  • Iluminar mais o ambiente

 

Estes são algumas ações, mas atenção! Mesmo que à criança não apresente reclamações como as listadas acima, a primeira visita ao oftalmologista  precisa ser realizada entre os três e quatro anos de idade, período em que é possível examinar e ouvir melhor o que os pequenos sentem sobre sua visão. Depois da primeira visita, as demais podem ser feitas em intervalos de 1 a 2 anos, entretanto em caso de qualquer sintoma anormal é fundamental consultar o oftalmologista.

 

De 10 a 20

Nesta faixa etária a visão se desenvolve e atinge sua maturidade, porém é exatamente aí que surgem a miopia e a ceratocone. Na adolescência, é preciso redobrar os cuidados com estes fatos:

  • Mau rendimento dos filhos na escola

  • Queixas de cansaço visual

  • Visão embaçada

  • Dores de cabeça

  • Vista cansada

 

Longas horas no computador ou celular precisam ser evitadas pois podem agravar ainda mais o quadro. Outra questão importante é a alta exposição  ao sol, principalmente porque a maioria não se importa com o uso de óculos escuros, responsáveis pela proteção contra os raios ultravioleta.

 

Os especialistas afirmam que nesta fase é muito importante realizar exames de visão periodicamente para acompanhar os problemas oculares que ocorrem de forma muito rápida, como alterações no grau das lentes ou dos óculos. Os pais e responsáveis precisam se atentar a dificuldade de leitura, sensibilidade exagerada à luz, terçol frequente (pequena inflamação que parece uma acne nos olhos), dores de cabeça e tonturas. Qualquer um destes sintomas precisa do acompanhamento oftalmológico para diagnóstico e tratamento.

 

20 aos 40

A vida adulta chega nesta etapa e com ela a liberdade de tomar as próprias decisões.

Momento onde grande parte das pessoas quer marcar com experiências intensas, nem sempre tão saudáveis, como fumar.

Para quem não sabe, o cigarro prejudica a circulação sanguínea da retina, diminuindo a quantidade de antioxidantes no sangue e comprometendo a visão. A catarata e a degeneração macular são duas doenças ligadas ao tabagismo. Confira outros cuidados recomendados:

 

  • Uso de maquiagem vencida ou em excesso (principalmente nos olhos)

  • Higiene e conservação na manipulação das lentes de contato

  • Não dormir com as lentes de contato (proibido)

 

40 aos 50

Se você chegou até aqui com com a visão perfeita é porque cuidou bem, mas ainda não acabou. Nesta fase prevenir significa ir ao oftalmologista de forma periódica, no mínimo uma vez por ano, aumentando se necessário.

 

O Glaucoma é um mal silencioso que atinge pessoas nessa idade, por isso verifique com frequência se a pressão ocular está normal, pois o glaucoma pode ocasionar a cegueira irreversível.

 

Se de fato for diagnosticado (a) com a doença o oftalmologista vai indicar  para reduzir a pressão; em alguns casos, a cirurgia poderá ser uma alternativa. À partir dos 40 anos, 99,9% da população sofre com a presbiopia também muito chamada de “vista cansada”.

A correção do problema pode ser feita com cirurgia a laser (refrativa) ou implante de lentes intraoculares, como no procedimento cirúrgico de catarata.

 

A partir de 50

Fase mais propensa aos sintomas da catarata e degeneração macular. Para prevenir a degeneração macular é necessário manter uma a alimentação equilibrada e saudável, alimentos ricos em vitamina A, E, D e zinco, que tem quantidade significativa de antioxidantes. Verduras e legumes com luteína como: couve, espinafre, brócolis, milho, ervilhas e ovos são indicados.

 

Importante frisar, nada de usar colírios sem receita médica do oftalmologista! Os colírios com cortisona na composição aumentam a pressão ocular, como citado acima podendo ocasionar o glaucoma ou até o início de uma catarata.

 

Por isso, para manter uma boa visão durante todas as fases da vida vá regularmente ao oftalmologista, realize os exames médicos solicitados e mantenha hábitos. Se qualquer sintoma aparecer, busque um médico especialista. Fonte: http://www.cbo.net.br

 

O Centro Especializado da Visão de São Bento do Sul conta com profissionais experientes e modernos equipamentos para lhe garantir o diagnóstico preciso e o melhor tratamento. Agende sua consulta, não deixe para depois.

 

 Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC

Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921

Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.

 

 


Mais postagens

Glaucoma. Conheça esse mal e evite que ele chegue sem você perceber.

Glaucoma. Conheça esse mal e evite que ele chegue sem você perceber.

Um mal silencioso e muito perigoso para os olhos. É mais comum em pessoas com mais de 60 anos e se não diagnosticado precocemente pode levar à cegueira. Saiba como identificá-lo antes mesmo dos sintomas avançarem.

Cuidados oculares ao longo da vida

Cuidados oculares ao longo da vida

Você sabe quais são os cuidados necessários para cada fase da vida de acordo com a idade? Então confira na matéria e previna-se.

Automedicação ocular: saiba porque esta prática pode prejudicar

Automedicação ocular: saiba porque esta prática pode prejudicar

Sabe aquela coceira ou ardência repentina nos olhos? Grande parte das pessoas seja por conta ou recomendação de alguém já recorreu ao colírio para amenizar, mas saiba que este hábito pode prejudicar seriamente sua visão.

Cirurgia refrativa: Personalizada e convencional

Cirurgia refrativa: Personalizada e convencional

O método, chamado de cirurgia refrativa, é uma especialidade da Oftalmologia que beneficia o paciente que não deseja usar óculos ou lentes de contato. O procedimento iLASIK faz parte das opções, conheça mais na matéria.