Informações:
CBO e Centro
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deficiente visual é a pessoa que fica privada em parte ou totalmente da capacidade de ver. Cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontram-se nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, a população com deficiência visual é composta por cerca de 5% de crianças, enquanto os idosos são 75% desse contingente.
Em muitas situações do cotidiano as pessoas se mostram despreparadas quando encontram, ou convivem, com pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Essa é uma reação normal. O convívio entre pessoas diferentes pode gerar um relacionamento mais natural entre indivíduos com e sem deficiência.
Qual o comportamento indicado diante de uma pessoa deficiente visual?
Em primeiro lugar, é importante não tratar o deficiente como se ele não tivesse deficiência. Porque desta forma estaria subestimando as possibilidades e supervalorizando as dificuldades. Um outro ponto importante é entender que, atualmente, muitos são os caminhos que possibilitam e capacitam o deficiente a ser ativo e tomar suas próprias decisões. As pessoas têm necessidades diferentes e, portanto, as dificuldades e facilidades também são diferentes ao realizar algumas atividades, mas isso não indica ser melhor ou pior do que uma pessoa que tenha deficiência.
Perguntas e respostas sobre deficientes visuais:
Toda vez que eu encontrar uma pessoa cega ou com deficiência visual preciso oferecer ajuda?
Não necessariamente, nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda, mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio. Nunca ajude sem perguntar antes como deve fazê-lo.
Como devo ajudar a pessoa a sentar?
Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto, informando se esta tem braço ou não. O ideal é que a pessoa sente-se sozinha.
Se a pessoa pedir informações de localização, como devo orientá-la?
Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível, de preferência, indique as distâncias em metros (“uns vinte metros à sua frente”).
É correto usar um tom mais alto ao se comunicar?
A menos que a pessoa tenha, também, uma deficiência auditiva que justifique isso, não faz nenhum sentido gritar. Fale em tom de voz normal.
Gesticular também está fora de questão neste tipo de comunicação?
Com certeza. Gestos como levantar e abaixar a cabeça, mexer os braços para direita ou esquerda, apontar ou algo assim não faz sentido, afinal a pessoa não consegue te enxergar.
Se eu ver uma pessoa com cão-guia posso passar a mão e oferecer um petisco?
Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia com afagos, alimentos, etc.
Uso dos termos “veja” e “olhe” são permitidos?
Caso precise usar essas palavras, não fique constrangido, porque as pessoas cegas usam essas palavras com naturalidade.
Preciso avisar quando for sair de perto da pessoa?
É o correto, porque ele pode não perceber sua saída e pode continuar falando.
Estamos inseridos em uma sociedade muito abrangente, saber se relacionar com as pessoas independente de suas deficiências, etnias e origens faz toda diferença.
Conhece alguém que se relaciona ou tem casos de deficiência visual na família? Compartilhe essa matéria!
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Hábitos fazem parte do nosso cotidiano. Saiba o que é verdade ou mito sobre a saúde ocular.
Muitas pessoas ao se depararem com deficientes visuais não sabem como agir. Na matéria de hoje vamos te dar algumas dicas bem positivas para te ajudar com este assunto.
O Carnaval está chegando e para tornar essa data mais completa, uma superprodução com direito a maquiagem não pode faltar. Nosso alerta hoje é sobre o compartilhamento de maquiagem e a transmissão de doenças. Leia e saiba se prevenir!
As crianças voltam voltam às aulas no próximo mês. Pensando nisso, orientamos os pais e responsáveis a levar seus pequenos a um Oftalmologista para uma avaliação. Não deixe para depois, problemas na visão também afetam o desenvolvimento escolar.