Informações:
CBO
Aproximadamente 12 milhões, essa é a quantidade de pacientes por ano, que perdem a visão por consequência da catarata ao redor do planeta.
Um levantamento feito pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), confirmou que essa doença é a maior causa de cegueira, configurando 25.81% dos casos. Aqui no Brasil, são aproximadamente 350.000 cegos por catarata. Claro, o que poucos sabem é que o diagnóstico certo e a intervenção médica poderiam evitar esses números tão alarmantes.
Hoje a cirurgia de catarata é a única opção para recuperação da capacidade visual. Este procedimento se bem realizado pode auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
De todas elas, a catarata senil é o tipo mais comum e parte do motivo se dá ao aumento da população idosa. Segundo o IBGE (2019), o número de pessoas com mais de 60 anos deve dobrar no Brasil até 2042. O crescimento acelerado da população com essa idade gera o aumento da prevalência de problemas visuais, os quais podemos destacar os três principais: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade. As três atingem, em sua maioria, a terceira idade. Entretanto, o quadro de baixa visão e cegueira causado pela doença pode ser revertido com cirurgia, um procedimento realizado a partir da inserção de uma lente intraocular, sendo extremamente eficaz e com reabilitação da visão rápida.
Não caia na ilusão que diz ser necessário esperar a catarata “amadurecer”, esta afirmação é falsa. A cirurgia pode e deve ser realizada antes que a baixa visão comprometa a qualidade de vida do paciente. Oftalmologia e tecnologia são grandes aliadas, produzindo excelentes resultados para a visão.
É importante reforçarmos que pacientes que sofrem ou desconfiam de ter catarata, precisam conversar com o oftalmologista. O tratamento realizado por um bom profissional dá ao paciente uma segunda chance de ver um mundo novo, de novo.
O Centro Especializado da Visão tornou-se referência na cidade de São Bento do Sul /SC e região em função da infraestrutura completa e tecnológica para realização de exames e diagnósticos. Agende uma consulta: (47) 9.9601.2616.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Ceratocone não tem cura. Porém, existe tratamento e deve ser realizado de acordo com o estágio da doença.
A cirurgia de catarata é a única opção para recuperação da capacidade visual. O procedimento pode, ainda, auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
A injeção intravÃtrea ou intraocular é utilizada com bastante frequência para tratar várias doenças da retina. Saiba mais na matéria completa.
Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfÃcie interna do globo ocular.