Informações:
CBO e Centro da Visão
Os dias estão cada vez mais corridos e nosso tempo parece que sempre é menor. Por isso, o período de férias, além de ser ótimo para descansar, viajar e curtir a família, pode ser um bom momento para você checar sua saúde.
Existem vários exames que são realizados no check-up, e o oftalmológico não fica fora dessa lista. Nesse exame o oftalmologista faz uma avaliação clínica completa que permite avaliar as condições visuais, detectando possíveis doenças em fase assintomática e prevenindo para que problemas oculares graves não ocorram.
Não são apenas pessoas acima dos 50 que precisam cuidar dos olhos, todas as faixas etárias têm seu risco. Por isso, o atendimento junto ao especialista faz toda diferença no diagnóstico preciso. Ainda está em dúvida de quando fazer um check-up? Confira a importância em cada fase da vida:
De 0 a 2 anos
Logo na gestação a mãe precisa se prevenir tomando todas as vacinas, principalmente de rubéola e toxoplasmose, que podem causar cegueira ao bebê.
Após o nascimento também é feito o teste do olhinho. Neste exame é possível detectar doenças congênitas como catarata, glaucoma e retinoblastoma. É importante ficar atento, se a criança apresentar lacrimejamento constante, pálpebras inchadas, secreção purulenta, olho vermelho, estrabismo, pupila esbranquiçada ou assimetria entre o tamanho dos globos oculares, deverá ser realizada uma segunda avaliação para garantir o tratamento precoce.
Dos 3 aos 12 anos
Nessa fase é comum a criança apresentar problemas refrativos porque é nessa etapa da vida que a visão se desenvolve, atingindo sua maturidade por volta dos cinco anos de idade.
Problemas como estrabismo, ambliopia (“olho preguiçoso”) e ptose (pálpebra caída) podem ser reversíveis se tratados logo no começo.
Outro ponto é que algumas doenças podem impactar no desempenho escolar, dificultando o aprendizado. Conhecidos como “grau”, os erros refrativos são as causas mais comuns de deficiência visual na infância, nestes se incluem a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
Entre 13 e 20 anos
O Ceratocone têm maior incidência nessa faixa etária, é na puberdade que as pessoas ficam sujeitas a ela. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, “a cada 2.000 pessoas, uma apresenta essa irregularidade na córnea que, algumas vezes, vem acompanhada pelo hábito de coçar excessivamente os olhos”.
Outra doença comum nessa fase é à Síndrome da Visão do Computador -CVS, em função do uso excessivo de celulares e telas digitais. Sintomas como: dores de cabeça, olhos vermelhos, olho seco, coceira e problemas de foco podem aparecer de forma acentuada.
Depois dos 40 anos
Nesta faixa etária surge a presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, doença ocular caracterizada pela condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de focar objetos de perto, sendo necessário o uso de lentes para a correção.
Dois exames sempre solicitados nesta idade são: medição da pressão intraocular e o fundo de olho. O primeiro é recomendado para quem teve ou têm casos de glaucoma na família. Já o segundo serve para mostrar os danos que a diabetes pode causar na visão, se o paciente for diabético ele se torna obrigatório.
60 anos ou mais
O envelhecimento da estrutura ocular é normal com o passar dos anos, como consequência surgem alterações visuais. Baixa qualidade da visão, sonolência, falta de concentração e dores de cabeça estão entre as principais queixas.
A catarata é mais perigosa, pois pode causar cegueira, consequência da opacificação do cristalino. Porém, com o avanço da medicina já é considerada reversível. Já a degeneração macular relacionada à idade - DMRI, também comum nessa idade, afeta a central da retina (mácula), e gera perda progressiva da visão.
Ame-se. Cuide-se.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.