Informações:
CBO e Centro da Visão
As cirurgias plásticas estão em alta em tempos em que a busca pela aparência perfeita tem sido o alvo de muitos homens e mulheres. Neste contexto, a blefaroplastia promete melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, a cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo o olhar parecer mais descansado e alerta.
Quem pode fazer?
A blefaroplastia pode ser indicada a qualquer pessoa, sempre que as pálpebras apresentam excessos tanto de pele como de gordura e músculo orbicular. Jovens com bolsas palpebrais, mulheres com dificuldade para se maquiar, idosos com peso nas pálpebras e diminuição de acuidade visual ou pessoas que buscam uma melhor aparência. A cirurgia pode ser indicada em qualquer idade.
As queixas podem variar entre estéticas e funcionais, pois qualquer excedente pode gerar aspecto de cansaço, tristeza e sonolência. Funcionalmente, são muito comuns as queixas de cansaço com a leitura, sensação de peso e até diminuição de campo visual superior.
Principais indicações para o procedimento:
Estéticas: sempre que alguma queixa estética tem possibilidade de melhora.
Funcionais: quando por meio da cirurgia há melhora dos excessos e da abertura palpebral, e consequentemente da sensação de peso, cansaço e campo visual.
Sobre a cirurgia
Geralmente é realizada com anestesia local sob sedação anestésica. Os exames pré-operatórios básicos são hemograma, glicemia e coagulograma. Em alguns casos, é necessário solicitar avaliação cardiológica.
As complicações mais frequentes acontecem no caso de remoção excessiva de pele ou músculo orbicular, levando à retração palpebral, ectrópio e oclusão incompleta das pálpebras (lagoftalmo) em vários graus. A complicação mais grave e temida é a cegueira, mas felizmente é uma rara complicação.
É importante sempre fazer um exame oftalmológico completo e, em alguns casos, avaliar o filme lacrimal. Depois, uma minuciosa avaliação das pálpebras observando equivalência, abertura das fendas, tanto vertical como horizontal, sulco palpebral (rugas ao redor dos olhos), quantidade de pele em excesso, músculo e bolsas de gordura. Observar a nutrição e a coloração da pele, presença de outras lesões ao mesmo tempo e também o movimento da pálpebra. Deve ser observada ainda a posição dos supercílios, pois a alteração no seu posicionamento também influencia a posição palpebral.
E o pós operatório?
No pós-operatório, o paciente deve fazer repouso e muitas compressas geladas, principalmente nos primeiros três dias, quando o inchaço é bem maior; depois podem ser mais espaçadas até a remoção dos pontos. Esse procedimento acalma e promove sensação de bem-estar ao paciente, porque o incômodo maior é o inchaço, já que não há dor no pós-operatório de blefaroplastias. Dentre as medicações prescritas, são usadas pomadas oftalmológicas para os pontos da pele e colírios, dependendo do caso.
Atenção às contraindicações!
Pacientes com alto risco cirúrgico e que não podem interromper o uso de anticoagulantes;
Doentes psiquiátricos;
Quando a expectativa de resultado do paciente é maior do que se consegue com a cirurgia. Daí vem a importância de uma consulta minuciosa e com bastante tempo para avaliar a psique do paciente.
Quando for escolher um local para fazer o procedimento, atente-se se o oftalmologista possui especialização em cirurgia plástica ocular, o mesmo também pode ser realizado por cirurgiões plásticos com experiência e habilitados em cirurgia palpebral.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
A medicina oftalmológica está em constante estudo para facilitar os tratamentos. Hoje apresentamos mais duas novas modalidades da cirurgia refrativa.
Os cuidados com a visão devem começar bem antes do nascimento do bebê e continuar por toda a vida.
O procedimento já está entre os mais pedidos nos consultórios de oftalmologia e promete melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas. Saiba mais na primeira matéria do mês!