Informações:
Matéria Jornal Nacional, com dados da OMS, disponÃvel em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/05/novas-tecnologias-fazem-disparar-o-numero-de-pessoas-com-miopia.ghtml, acesso em 01/07/19.
Em janeiro deste ano uma matéria chamou muito atenção do centro da visão e claro, todos os nossos profissionais ficaram em alerta.
Como a maioria das pessoas sabem a miopia é um erro refrativo que atinge boa parte da população, quem desenvolve esse mal encontra dificuldade em enxergar de longe, isso acontece porque a imagem dos objetos é focada incorretamente, ou seja, são focados à frente da retina, resultando com que a visão do que está longe pareça turva ou “embaçada”.
É muito comum vermos nas ruas e no dia a dia grande parte da população, desde crianças até adultos com os olhos fixados nas telas de celulares, tablets ou computador. Este hábito fez o diagnóstico de miopia disparar, não só aqui no Brasil, mas ao redor do mundo.
Segundo as OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2050 metade da população do planeta vai sofrer de miopia por causa do uso desenfreado de tecnologias (celulares, tablets, computadores em geral). Na Ásia o número de míopes já real, na Coreia do Sul, Japão, China e Singapura, a incidência de jovens adultos com miopia chega a 90%, dados que preocupam.
Outro dado da matéria que chamou atenção foi que, no brasil, as pessoas passam uma média de quatros horas diárias com o olhar fixo nos aparelhos eletrônicos. Nas clínicas ao redor do Brasil esse consumo excessivo já tem sido percebido nos resultados das consultas, pois, antes à maior dos diagnósticos eram em função da genética, ou seja de pai para filho. Hoje isso mudou, a cada dez diagnósticos de miopia, nove são em função dos maus hábitos, sendo o principal o mau uso das telinhas digitais.
Já na fase escolar, onde grande parte dos erros refrativos são descobertos, de acordo com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), 20% das crianças apresentam problemas de vista. Sendo que os tratamentos vão desde o uso de óculos até os procedimentos, podendo variar de acordo com a gravidade.
O Centro Especializado da Visão se preocupa em conscientizar e levar à melhor informação sobre prevenção, afinal, mesmo com os tratamentos avançados sobre os erros refrativos, o ideal é garantir que este mal não ocorra por fatores externos.
Uma forma de reduzir os riscos é supervisionando o uso dos celulares e telas das crianças, somente os pais e responsáveis podem controlar e supervisionar o consumo, reduzindo assim o risco de miopia e outras doenças. Gostou da matéria? então compartilhe e espalhe essa informação.
O Centro Especializado da Visão de São Bento do Sul conta com profissionais experientes e modernos equipamentos para lhe garantir o diagnóstico preciso e o melhor tratamento.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul/SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.