Informações:
CBO e Centro da Visão
Ferir os olhos ou ter traumatismo ocular é algo muito comum para quem trabalha na indústria. Esses acidentes ocorrem porque na maioria das vezes os riscos são negligenciados ou porque houve falta de prevenção.
Porém, algumas medidas simples como o uso correto de Equipamento de Proteção Individual - EPI, pode evitar possíveis acidentes. Entre os principais equipamentos, podemos destacar os seguintes:
Óculos de segurança e protetor facial;
Cuidados coletivos como o isolamento de áreas de solda;
Óculos especiais ou máscara para esmerilhamento, solda e outras fontes geradoras de raios e arremesso de partículas.
Muita gente desconhece mas cerca de 85% dos traumas oculares podem gerar danos permanentes como a cegueira. Por isso, é fundamental prevenir os acidentes nos olhos.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, 98% dos acidentes poderiam ser evitados.
A maioria das ocorrências são percebidas horas mais tarde com o aparecimento dos sintomas como: irritação, hiperemia (olhos vermelhos) ou sensação de corpo estranho (serragem, areia ou sujeira). As lesões mais encontradas são: úlceras traumáticas (feridas por choque), queimaduras, impactos, cortes e até perfuração do globo ocular.
Confira alguns dos principais problemas que esses acidentes pode gerar.
Lesões da superfície da córnea: comum em atividades industriais, causado por arranhões provocados por corpo estranho (cisco), serragem, areia ou sujeira; podendo causar feridas na córnea.
Queimaduras químicas e físicas: quando há contato com agentes químicos ou exposição a reações luminosas intensas.
Situações de extrema gravidade: lesões penetrantes causadas por materiais pontiagudos como facas, madeira, prego, vidro, estilhaço.
Fratura de órbita: quando o local onde fica o globo ocular é quebrado por forte impacto, aumentando muito a pressão interna na cavidade. Neste caso, a vítima pode ter visão dupla, edema, equimose periocular (olho roxo), enoftalmo (retração do olho pra dentro do espaço que o envolve) e, pode sentir todo o rosto anestesiado.
Lesões contusas: causados por choque, que pode ser um soco, uma bolada, batida de carro ou por peça sem ponta. Esses atingem a estrutura dos olhos.
Conjuntivite: causada por reações alérgicas ou por infecções;
A empresa, para a prevenção de acidentes deve repassar ao trabalhador as recomendações previstas na Permissão para Trabalho e demais normas e procedimentos de operação, as quais devem ser cumpridas. Atenção com a segurança é uma medida necessária e de grande importância para prevenir acidentes oculares no ambiente de trabalho.
Se você é um profissional da indústria ou conhece alguém que atua nessa área, repasse essa matéria. Afinal, a melhor cura é a prevenção.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Fones: (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241.
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.