Informações:
CBO e Centro Especializado da Visão
Vocês sabia que 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas?
A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo, sendo que a maioria destes casos possuem tratamento. Essas afirmações são da Organização Mundial da Saúde - OMS, e com certeza merecem nossa atenção.
No ano passado o Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, havia afirmado que os quadros de cegueira além de aumentar, teriam ligação direta com doenças crônicas e hábitos do dia a dia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, aponta que atualmente existam 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, ao redor do mundo os números são bem maiores, em média 45 milhões de pessoas cegas e mais 135 milhões com limitações severas na visão. Por isso, nós reforçamos a importância da prevenção.
Com esse propósito, em 2016, o “Abril Marrom” foi criado a partir da iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra, médico, especialista em oftalmologia e ex-presidente da CBO, responsável por diversos avanços na saúde ocular brasileira.
Curiosidade:
A cor marrom foi escolhida para esta campanha por ser a pigmentação da íris da maioria da população brasileira, sua principal função nos olhos é controlar os níveis de luz. Já o mês foi escolhido por ser o mesmo mês do Dia Nacional do Braille (8 de abril).
Das doenças que mais causam cegueira, a catarata encontra-se na primeira posição sendo responsável por 47% dos casos, segundo a OMS. Pessoas acima dos 60 anos são as mais afetadas. Em média 280 mil cirurgias são feitas pelo SUS e 100 mil por médicos particulares. Entretanto, este número pode aumentar, pois a idade média da população aumenta cada vez mais.
Atrás da catarata, está o glaucoma, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular interferindo no nervo óptico. Infelizmente não existe cura, apenas controle por meio de medicamentos como colírios.
A retinopatia diabética e degeneração macular também são grandes vilãs nas causas de cegueira e baixa visão, ambas silenciosas até que o paciente perceba perda significativa de visão.
Separamos as principais formas de se prevenir de forma saudável:
Visite o médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, em caso de doenças crônicas, a consulta precisa ser mais frequente.
Mantenha a imunidade alta por meio de exercícios físicos e uma alimentação adequada.
Cuidado com as tecnologias como celulares, tablets e demais computadores. O uso excessivo desses equipamentos prejudica a visão.
Em hipótese alguma se automedique, na dúvida, busque um especialista em olhos para realizar os exames e então receitar o medicamento certo.
Se trabalha em áreas de risco, siga a risca todas as regras da empresa usando os sempre os Equipamentos de Proteção Individual e relatando alguma anomalia ao setor responsável.
Fique atento ao histórico de doenças oculares na família, algumas são transmitidas por herança genética.
Gostou das dicas? Repasse aos amigos, colegas e familiares por meio do whatsapp e redes sociais.
Ver Bem é Viver Melhor – Centro Especializado da Visão | São Bento do Sul /SC
Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921
Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.
Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possÃvel reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.
No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.