Agende sua consulta
Contato por WhatsApp

Informações:

(47) 3633 4043

A importância do uso de óculos na prática de esportes com riscos para os olhos.

CBO e Centro da Visão

A importância do uso de óculos na prática de esportes com riscos para os olhos.

Lesões nos olhos causadas pela prática de alguns esportes são muito comuns, principalmente quando realizados sem proteção! Entenda como se proteger e repasse adiante.

Não há dúvidas de que a prática de esportes é indicada para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Jogar uma partida de futebol, correr ao ar livre, praticar tênis, são atividades que ajudam no desempenho físico e mental. Porém, o cuidado com a saúde e a integridade dos olhos não pode faltar. Em atividades de risco, o equipamento de proteção pode evitar danos à saúde dos olhos.

 

Pesquisas feitas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, apontam que as lesões nos olhos causadas pela prática de esporte são muito comuns. O olho é um órgão que possui 15 vezes mais terminações nervosas que os outros órgãos do corpo, e é a região mais exposta do corpo, por isso recebe mais luz. De acordo com especialistas, a exposição a raios UVA e UVB pode queimar a superfície do olho e o vento, por sua vez, pode ressecar o órgão. Com isso, são indicados óculos de sol para a prática de alguns tipos de atividades físicas, inclusive para evitar lesões nos olhos que podem ser causadas por poeira, vento, galhos de árvores.

 

O uso de óculos esportivos, além de proteger a saúde dos olhos, pode render aos atletas - profissionais ou não - uma performance melhor.

 

Caso o praticante de determinada atividade tenha algum problema de visão (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) recomenda-se o uso de modelos de lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. 

 

Para a prática de esportes com mais segurança, fique atento as seguintes dicas:

 

  • Na limpeza dos óculos devem ser usados produtos específicos para retirar a gordura ou sabão neutro e água. Para secar use tecido suave. 

  • Para cada esporte existe um modelo adequado. Ciclistas por exemplo, devem evitar armações muito fechadas em dias quentes e úmidos, pois as lentes podem embaçar. Os mesmos não podem usar óculos com a lateral da lente muito grossa, para não deixar ponto cego na visão. 

  • É importante escolher uma cor de lente que seja apropriada ao horário da prática, por causa de suas diferenças: algumas são indicadas para períodos noturnos e outras para luz solar intensa.

 

As novas tecnologias existentes no mercado disponibilizam opções de óculos oftálmicos confeccionados com materiais resistentes para prática de qualquer esporte. Sendo produzidos sob medida para cada demanda esportiva. Inclusive, tais avanços também são efetivos para esportistas com algum tipo de deficiência visual, garantindo um bom desempenho. 

 

Além do material, existem outras exigências para esses acessórios. Eles não podem ser produzidos em metal, porque durante o exercício – ciclismo, natação, caminhadas, corridas, podem representar um risco em casos de acidente. O material deve ser leve e confortável, além da obrigatoriedade das lentes com proteção UV (escuros ou de grau).

 

Do total de lesões oculares, 25% são  decorrentes de atividades esportivas. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, estima-se que em média ocorram 100 mil casos de acidentes oculares com os atletas por ano, representando 14% de todos os atendimentos oftalmológicos. 

 

Especialistas afirmam que as lesões oculares ocorridas em atividades esportivas variam de abrasões da córnea, até as mais graves, como lesões que podem levar à perda da visão, como uma fratura orbital e/ou descolamento de retina. 

 

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, a boa notícia é que 90% das lesões oculares são evitáveis com o uso correto de óculos de proteção. Confira:

 

  • Os praticantes de esportes de risco devem usar a proteção adequada para os olhos como lentes de policarbonato ou máscaras.

  • Os óculos de proteção devem ser adequados. As lentes de contato e os óculos comuns não oferecem proteção suficiente ao olho, quando atingido por algum objeto, por exemplo. 

  • Atletas que tenham visão em um único olho, aqueles que tiveram uma lesão ocular ou passaram por uma cirurgia ocular, não devem participar de lutas de boxe ou de esportes que envolvam as artes marciais por conta do alto risco de ferimentos graves adicionais que podem levar à cegueira. 

  • Óculos de proteção esportiva devem ser substituídos quando danificados ou em decorrência do tempo, pois podem perder as propriedades protetoras nessas condições.

 

Prevenção também está no foco do Centro Especializado da Visão.

Estamos em São Bento do Sul /SC. Diretor Técnico: Dr. Luciano Halal Haddad | CRM – SC 7731 / RQE 2921

Contate-nos:  (47) 3633 4043 – (47) 99601 2616 – (47) 99746 4241

 


Mais postagens

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

O primeiro exame de refração é realizado quando ainda somos bebê. Saiba porquê.

Conhecido como Teste do Olhinho, é o primeiro exame de vista e é realizado ainda na maternidade quando somos bebês. O exame deve ser repetido anualmente até os nove anos de idade.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

80% dos portadores de glaucoma não apresentam sintomas! Porém, com o diagnóstico precoce é possível tratar logo no início.

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, um mal que acomete as pessoas de forma silenciosa e rápida. Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de glaucoma, trazemos uma matéria sobre a prevenção dessa doença. Leia e repasse.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Prevenção é o melhor remédio para as alergias oculares.

Em muitos casos a alergia não tem cura, porém através do tratamento é possível reduzir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja sequelas.

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

Abril marrom: um mês de campanha para a prevenção e combate das doenças que causam cegueira!

No abril marrom vamos falar de como a campanha ajuda na propagação das informações sobre prevenção e os cuidados para evitar doenças que causam cegueira.