Informações:
Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea (estrutura normalmente transparente, quase esférica e regular), na qual mudanças estruturais a tornam mais fina e a modificam para um formato mais cônico.
O início da doença ocorre geralmente na puberdade, com lenta progressão subsequente, na maioria dos casos, podendo haver estabilização a qualquer momento.
Essa irregularidade causa baixa visual que não melhora com o uso de óculos. Nestes casos as lentes de contato rígidas ou gelatinosas especiais costumam propiciar boa visão.
A evolução da doença pode levar o paciente a ser intolerante às lentes de contato e necessitar de um procedimento cirúrgico. O transplante de córnea é realizado somente em casos mais severos, quando a progressão da doença provoca cicatrizes corneanas ou quando a visão não é satisfatória com os tratamentos anteriores.
O ceratocone costuma acometer os dois olhos, entretanto, um dos olhos geralmente é mais afetado que o outro.
As causas específicas ainda não são conhecidas, mas a origem mais provável é a genética.
Os pacientes que apresentam predisposição e tem o hábito de coçar os olhos, geralmente vão ter uma doença mais precoce e mais avançada. O ato de coçar os olhos altera a composição das enzimas na córnea, o que reduz ainda mais sua resistência.